quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Mercado Modelo e Revitalização do bairro do Comércio

Há muito tempo se fala na revitalização do bairro do Comércio, que outrora já foi centro econômico da cidade, hoje se encontre numa mescla de luxo e lixo. Muito já foi feito para resgatar o histórico do bairro, faculdades foram instaladas, prédio entraram em processo de tombamento e reconstrução, mas muito ainda precisa ser feito.
Se espera que com o processo de revitalização do Comércio benefícios como melhor limpeza das vias e mais segurança surjam com conseqüências do processo. Isto seria de grande importância para aumento do fluxo de pessoas no Mercado Modelo, pois muitos moradores de Salvador evitam compras e visitas ao local com medo de assaltos e furtos no entorno do mercado, onde casarões em ruínas servem de abrigos para assaltantes e usuários de drogas como o crack.
O projeto de revitalização do bairro, já está em andamento há dois anos, casa de shows, faculdades, call centers, eventos de moda e até mesmo campeonatos automobilísticos como a Fórmula Reanult e a Copa Clio dão um novo ar ao bairro Comércio e ajudam na valorização da área, contudo, as regiões mais próximas do Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia precisam de atenção, pois além mancharem a bela paisagem do local servem também como ponto de venda e uso de drogas.  

 Prédio vizinho a Igreja da Conceição da Praia
Foto: Valtencir Leal


Foto: Valtencir Leal 

terça-feira, 1 de junho de 2010

MERCADO MODELO


Foto: Valtencir Leal
O Mercado Modelo, ponto turístico de visita indispensável tanto para turistas quanto para moradores de Salvador, fica situado na cidade baixa, mais precisamente no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador. Esta região é marcada pela beleza arquitetônica, de monumentos e igrejas, mas também pelo abandono e destruição de praças e prédios antigos. Com vista para a baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico/Pelourinho.

Abriga 263 lojas que oferecem a visitantes e turistas a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, bem como instrumentos tipicos, camisetas que retratam a cultura local, esculturas, quadros e uma infinidade de coisas. Conta com dois restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com 80 anos de existência e o Camafeu Oxossi.

Foto: Valtencir Leal

Foto: Valtencir Leal

Foto: Mércia Santos

Foto: Mércia Santos

Foto: Mércia Santos

Foto: Valtencir Leal

Foto: Mércia Santos

Foto: Valtencir Leal

Foto: Valtencir Leal

Foto: Valtencir Leal

Foto: Valtencir Leal

Foto: Mércia Santos

As fotos acima mostram a variedade de produtos comercializados no Mercado Modelo, artesanato em madeira, comidas típicas e especiarias, instrumentos musicais e mais uma infinidades de objetos que agradam a visitantes e turistas. 


Histórico

O Mercado modelo da Bahia foi inaugurado em 09 de dezembro de 1912, seu primeiro prédio funcionava ao lado da rua Chile, e ele surgiu da necessidade de um centro de abastecimento que atendesse às demandas de consumo da Cidade Baixa. Diferente do que é hoje, o Mercado Modelo funcionava como um grande armazém de secos e molhados, comercializando hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para Candomblé, além de ser um reduto boêmio da epóca. Sua principal rota de abastecimento vinha da rampa que ainda hoje leva seu nome, rampa do Mercado Modelo (antigo porto dos saveiros que atravessavam a baía de Todos os Santos).

Foto da rampa do Mercado Modelo
Foto: Fundação Gregório de Matos

Fotos do Mercado Modelo em sua primeira sede

Foto: Fundação Gregório de Matos
Foto: Fundação Gregório de Matos


Após sucessivos incêndios sendo o último em 1 de agosto de 1969, considerado o mais grave de todos, inviabilizando assim a reconstrução do prédio original, tendo que ser demolido visando a segurança pública. O mercado foi transferido temporariamente para Água de Meninos, após dois anos o mercado foi  transferido para Praça Visconde de Cayru onde funciona atualmente como centro cultural e turístico e não mais centro de abastecimento. O prédio onde hoje funciona o "novo" Mercado Modelo da Bahia, já abrigou a 3ª Alfândega de Salavdor, uma construção de 1961 em estilo neoclássico tombada pelo IPHAN (Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No local onde funcionava o primeiro Mercado, destuído pelo incêndio foi construída uma escultura de Mário Cravo Júnior, em frente ao 2º Distrito Naval, como podemos ver na foto abaixo.


Foto: Valtencir Leal


Quer saber mais sobre o Mercado Modelo?